Desde Setembro de 1997 que o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra participa anualmente na iniciativa “Astronomia no Verão”, coordenada pela Unidade de Ciência Viva do Ministério da Ciência e do Ensino Superior.
Durante várias sessões são organizadas diversas actividades com o objectivo de dar a conhecer ao grande público o trabalho científico desenvolvido no Observatório e desta forma potenciar uma maior aproximação entre a instituição e a sociedade civil.
Reflectindo a vocação desta instituição, a este conjunto de actividades dá-se o nome de “Em Torno do Sol”, pretende proporcionar de uma foma lúdica e interactiva a oportunidade de adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre Astronomia e Astrofísica no geral, e sobre o Sol, em particular.
O Observatório Astronómico dedica-se, há mais de 70 anos, ao estudo dos fenómenos que se passam nas camadas exteriores ao Sol, através de observações diárias (desde que as condições climatéricas o permitam) da fotosfera e da cromosfera solar usando um espectroheliógrafo, com o objectivo de estudar as manifestações da actividade solar, tais como as manchas, as erupções, as protuberâncias,...
Tendo em conta a especificidade científica do Observatório, o programa incide naturalmente, nos aspectos mais relevantes do astro Sol, quer como estrela quer como “centro” do Sistema Solar.
As edições do programa “Em Torno do Sol” realizam-se no Verão, diariamente ao longo de uma/duas semanas, são abertas a todos e gratuitas, embora o número diário não deva exceder os 25 participantes, implicando desta forma, uma inscrição prévia.
Este programa tem-se revelado um sucesso, não só porque a grande maioria dos participantes desconheciam o tipo de actividade do Observatório, como alguns a própria existência desta instituição.
Ao longo das seis edições já realizadas foram mais de 1400 pessoas das mais variadas idades, que se deslocaram ao Observatório para participar neste programa anual de portas abertas, e o entusiasmo com que acolheram esta iniciativa reflecte-se nas opiniões deixadas no livro de honra do programa.

Consta habitualmente do programa “Em Torno do Sol”

Utilização de programas informáticos
Estes programa permitem visualizar a carta do céu bem como simular acontecimentos resultantes dos movimentos planetários tais como eclipses, ocultações, conjunções,...

Astro-Atelier
Espaço dirigido em especial às crianças que participarem no programa. Este atelier visa, entre outros, aprender a construir alguns “instrumentos astronómicos” de fácil execução, tais como quadrantes, astrolábios, relógios de Sol, cartas do céu em função da latitude,...

Observações astronómicas
Observação das manchas solares com auxílio de um telescópio reflector de 25cm (MEADE LX 200) e observações nocturnas usando o mesmo aparelho.

Fotografia astronómica
Através de uma máquina fotográfica acoplada a um telescópio.

     
MediaPrimer