Relatório 2004 (PDF)

Introdução

O Grupo de Astrofísica da Universidade de Coimbra (GAUC) foi criado em 1 de Janeiro de 2004, no seguimento do concurso para novas unidades de investigação aberto pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em 2002. O GAUC foi aprovado como unidade de investigação pela FCT, com a classificação de BOM pelo painel de avaliação da Física, em 25 de Julho de 2003. Do ponto de vista formal há, ainda, a reter as seguintes datas: 30 de Janeiro de 2004 (submissão do formulário electrónico da FCT com a composição e objectivos da unidade) e 23 de Novembro de 2004 (envio à FCT da ficha de candidatura Feder com a distribuição financeira).

Os objectivos principais da actividade do GAUC são:

Promoção e desenvolvimento da investigação em Astronomia e Astrofísica no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (OAUC);
Dotar o Observatório Astronómico de meios eficazes para a divulgação on-line de dados astronómicos;
Promoção e desenvolvimento da investigação em Astronomia e Astrofísica na Universidade de Coimbra.

Os membros do GAUC são:

Adriana Garcia (Assessora Principal do OAUC)
Ivan Dorotovic (Bolseiro Pós-doc FCT)*
João Manuel Fernandes (Professor Auxiliar DM) - Coordenador
João Pedro Marques (Bolseiro Doutoramento FCT)**
Maria Helena Morais (Bolseiro Pós-doc FCT)
Nectaria Gizani (Bolseiro Pós-doc FCT)***
Sandro Batista (ESRI, colaborador)
Thibault Lejeune (Bolseiro Pós-doc FCT)

* Pós-doc a 50% entre o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e UNINOVA-CRI/CA3 - Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Universidade Nova Lisboa. Membro do GAUC a 100%
** membro a 50% no GAUC e 50% no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
*** Membro desde Novembro de 2004

As actividades científi

cas actuais do GAUC partilham-se em quatro áreas:

Física Solar. Tema central desta unidade, apoiado no espectroheliógrafo existente no OAUC e nas imagens daí decorrentes, bem como no estudo da actividade solar e suas manifestações na fotosfera e cromosfera. Importa igualmente referir os estudos no domínio da interacção entre a radiação solar e o clima na Terra.

Física Estelar. Estudo da evolução das estrelas e das grandezas estelares intrínsecas. Este tema está suportado em duas ferramentas informáticas complementares: a base dados de espectros estelares, BASEL, e o código de evolução estelar, CESAM. Estas ferramentas estão instaladas no servidor do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.

Dinâmica do Sistema Solar. Estudo do movimento dos pequenos corpos do Sistema Solar. Em particular, tem sido dado ênfase especial ao estudo dos "NEOs" (Near Earth Objects) e à dinâmica das órbitas do tipo troiano.

Astrofísica Extragaláctica. Estudo de Núcleos Galácticos Activos (AGNs) em vários comprimentos de onda. Medição de campos magnéticos em AGNs. Estudo de Enxames de Galáxias. Tentativas de unificação deste tipo de objectos através das Teorias da Unificação. Estudos dos meios interenxames, interestelar e intergaláctico. Simulações de jactos em AGNs.

     
MediaPrimer