Para mais informações e marcações

Clique no programa de Astronomia do Turismo da Universidade de Coimbra e preencha o formulário de reserva.
- Informe-se aqui e reserve

Outros assuntos

Contactar a Unidade de Promoção de Ciência do Observatório:
- observatorio@mat.uc.pt
- tel. 239 802 373

 


O Observatório Geofísico e Astronómico está aberto a visitas, de grupos, ao Planetário, ao Espetro-heliógrafo, à Coleção Museológica e à Cúpula Astronómica, nas instalações de Santa Clara, Coimbra.

As visitas de grupos escolares ou em idade escolar, decorrem de 2a a 6a. Para efetuar as reservas deverá preencher o formulário de reserva no programa de astronomia da página do Turismo da Universidade de Coimbra. Para outro tipo de visitas ou questões envie um e-mail para a Unidade de Promoção de Ciência do Observatório e será contactado logo que possível. Vide os contactos na coluna à esquerda.

Os grupos podem optar apenas por uma Sessão de Planetário ou realizar a Visita Completa ao Observatório, que também inclui uma sessão de planetário:

- Sessão de Planetário

Nos dias de hoje, a luz artificial das cidades rouba-nos as estrelas e dita o fim da noite. Olhar o céu estrelado deixou de ser uma experiência comum. Com o nosso planetário digital, numa sala com capacidade para 50 pessoas e numa cúpula de 9 metros de diâmetro, trazemos de volta a noite, em pleno dia, numa sessão interativa, observando o céu do mês, identificando estrelas e constelações, contando mitos e lendas, explorando o sistema solar e indo mais além, numa sessão de aproximadamente 50 minutos, seguida de um período de perguntas e respostas.

Sessões disponíveis:

- O Sol, a Lua e as estrelas (sessão dirigida para o Pré-escolar/1º/2º ano): Do nascer do Sol ao dia, do pôr do sol à noite. O sol às voltas e a contagem dos dias e das noites. A Lua de perto e de longe. As estrelas no céu. Visita à Cúpula Astronómica.

- Às voltas com o céu estrelado (sessão dirigida para o 3º/4º ano): O dia e a noite. O movimento (aparente) do Sol. Os pontos cardeais pelo Sol. O céu noturno; o brilho das estrelas; desenhos das constelações; estrelas cadentes. A Lua e suas fases. O Homem no Espaço. Visita à Cúpula Astronómica.

- A água, o ar, os céus e a Terra (sessão dirigida para o 5º/6º ano): O céu noturno; as constelações e asterismos, alguns mitos e lendas; os pontos cardeais pelo céu; latitude e longitude; os planetas no céu; cometas e meteoritos; as estações do ano; a água o ar e a possibilidade de existência de vida noutros corpos celestes.

- Do sistema solar ao Universo (sessão dirigida para o 7º/8º ano): O céu noturno; a orientação pelo Sol e pelas constelações; as distâncias à escala astronómica; as cores e tamanhos das estrelas; os planetas do Sistema Solar; os pequenos corpos do Sistema Solar; as grandes estruturas do Universo.

- O Universo em eterno movimento (sessão dirigida para o 9º ano): O céu noturno; o movimentos dos planetas e seus satélites, velocidades, forças e seus efeitos. A pressão atmosférica nos planetas. Átomos e moléculas no Espaço. Ângulos no céu. Protegendo a Terra do que vem do Espaço.

- A evolução da ciência das estrelas e dos mundos (sessão dirigida para o secundário): O método científico e a importância da astronomia na revolução do conhecimento. Modelos geocêntricos e heliocêntricos. O céu noturno. O Sistema Solar, seus planetas, corpos e sua formação e evolução. A evolução estelar, das nuvens moleculares às anãs brancas, estrelas de neutrões e buracos negros, e a criação de elementos químicos.

Notas:

- Duração aproximada: Planetário: 50 min + Perguntas e respostas: 10 min + Tempo extra despendido no percurso: 10 min (no pré-escolar, 1º e 2º anos o Planetário dura 30 minutos).

- Visita Completa ao Observatório

Observar, descrever, interrogar, prever, conjeturar, compreender. A astronomia no princípio, agora e sempre. Numa sessão para um máximo de 50 pessoas, faremos um percurso guiado por alguns dos fascinantes instrumentos astronómicos da nossa coleção museológica, vendo como evoluiu o engenho do Homem até aos dias de hoje para melhor estudar os céus. A sessão inclui uma visita ao grande espetro-heliógrafo, acompanhada de uma descrição do funcionamento do Sol e de como o estudamos, e de uma visita ao interior da cúpula astronómica. Caso as condições meteorológicas o permitam, observar-se-á ainda o Sol pelo telescópio.

Notas:

- Duração aproximada: Planetário: 50 min + Perguntas e respostas: 10 min + Coleção museológica: 30 min + O Sol e o Espetro-heliógrafo: 30 min + Cúpula Astronómica: 30 min [observar-se-á o Sol apenas se as condições meteorológicas o permitirem] + Tempo extra despendido no percurso: 30 min

Preçário:

- Sessão de planetário 3€/pessoa.

- Visita completa 5€/pessoa.

     
MediaPrimer